estaqueamento

A Tengel presta serviços de estaqueamento cujo tipo da estaca a ser escolhida leva diversos aspectos, como:

1- Dados da estrutura a construir e cargas atuantes nas fundações.

2-Dados sobre construções vizinhas, incluindo tipo de estrutura e fundação, existência de subsolo, sensibilidade a vibrações e danos já existentes.

3- Dados geológico-geotécnicos, com investigações do subsolo (sondagem) observando-se atentamente a existência de camadas de argila muito mole, de solos muito resistentes que devem ser atravessados, de solos com matações e de aterros muito recentes sobre camadas de solo mole indicando a possibilidade de atrito negativo. Estas situações podem inviabilizar ou dificultar a execução de determinados tipos de fundações.

4- Dados sobre as características do local da obra como: terrenos acidentados, locais com restrições de altura, obra muito distantes de um grande centro, ocorrência de lâminas d’água, etc. Estas situações podem inviabilizar ou dificultar a execução de determinados tipos de fundações.

5- Custo do estaqueamento

6 -Exigência de tempo de execução mais reduzido.

Os itens 5 e 6 só podem ser analisados depois de constatado que as alternativas escolhidas satisfazem as condições técnicas (itens 1 a 4).

As estacas podem ser cravadas ou perfuradas.

Estacas Cravadas

São estacas formadas de elementos pré-fabricados que necessitam de uma energia de cravação para atingirem os horizontes mais resistentes, adequados a suportar as cargas que serão transmitidas pelas estruturas. Podem ser:

Estacas Pré-moldadas de Concreto Armado
Leia Mais

Estacas Metálicas
Leia Mais

Estacas Escavadas

As Estacas Escavadas mecanicamente caracterizam-se por serem moldadas no local após a escavação do solo. São executadas através de torres metálicas, apoiadas em chassis metálicos ou acopladas a caminhões. Em ambos os casos são empregados guinchos, conjunto de tração e haste de perfuração hidráulica, constituídas de trados em sua extremidade, procedendo-se o avanço através de prolongamento telescópico.

O diâmetro das estacas escavadas normalmente são acima de 0,40 m chegando até 2,50 m dependendo do equipamento.

Para proteger contra desmoronamentos as paredes de escavações realizadas em solos instáveis ou abaixo do lençol d’água empregam-se fluidos estabilizantes (lama bentonítica ou polímero).

A vantagem desta solução está na grande mobilidade e produção do equipamento, permitindo a amostragem do solo escavado, atingindo a profundidade determinada em projeto e a ausência de vibração, podendo ser executada próximo à divisa sem dano às construções vizinhas.

Estacas  Raiz
Leia Mais

Estacas  Justapostas
Leia Mais