Aguarde...

Serviços Estaqueamento

Rebaixamento

A Tengel presta serviços de estaqueamento cujo tipo da estaca a ser escolhida leva diversos aspectos.

1- Dados da estrutura a construir e cargas atuantes nas fundações.
2- Dados sobre construções vizinhas, incluindo tipo de estrutura e fundação, existência de subsolo, sensibilidade a vibrações e danos já existentes.
3- Dados geológico-geotécnicos, com investigações do subsolo (sondagem) observando-se atentamente a existência de camadas de argila muito mole, de solos muito resistentes que devem ser atravessados, de solos com matações e de aterros muito recentes sobre camadas de solo mole indicando a possibilidade de atrito negativo. Estas situações podem inviabilizar ou dificultar a execução de determinados tipos de fundações.
4- Dados sobre as características do local da obra como: terrenos acidentados, locais com restrições de altura, obra muito distantes de um grande centro, ocorrência de lâminas d’água, etc. Estas situações podem inviabilizar ou dificultar a execução de determinados tipos de fundações.
5- Custo do estaqueamento.
6 -Exigência de tempo de execução mais reduzido.

Os itens 5 e 6 só podem ser analisados depois de constatado que as alternativas escolhidas satisfazem as condições técnicas (itens 1 a 4). As estacas podem ser cravadas ou perfuradas.

Estas estacas podem ser usadas em todos os tipos de terrenos. São facilmente cravadas e podem atingir elevadas capacidade de cargas. Devido à facilidade de emenda, atingem grandes profundidades, resistindo com muita eficiência aos esforços de compressão e flexão. Podem ser utilizados perfis simples ou duplos e trilhos simples, duplos ou triplos.
Vantagens:
• Possibilidade de atravessarem estratos de solos resistentes.
• Podem alcançar grandes profundidades com soldagem dos elementos, utilizando-se talas.
• Resistência elevada à compressão e flexão.
• Cravação fácil com menos vibração para as estruturas vizinhas.
• Manuseio fácil.
• Nos pilares de divisa os trilhos ou perfis podem ser cravados facilitando a divisa, dispensando onerosas vigas de equilíbrio.
• Estas estacas de divisa podem ser utilizadas também como elemento de escoramento.
• Tanto os perfis como os trilhos podem ser empregados como estacas em sua forma simples e como estacas duplas ou triplas, aumentando-se a capacidade de carga.
• Grande facilidade de corte e emenda.

Desvantagens:
• Normalmente é uma solução mais cara, com os trilhos/perfis atingindo maiores profundidades.
• A cravação provoca algum tipo de vibração aos vizinhos, o que não ocorre com as estacas escavadas tipo raiz.

São estacas concretadas “in loco” podendo ser executadas manualmente ou através de perfuratrizes. Normalmente são executadas na divisa, servindo de escoramento e com utilização de perfuratriz, tendo em vista que manualmente só podem ser executada sem a presença do nível d’ água.

São estacas formadas de elementos pré-fabricados que necessitam de uma energia de cravação para atingirem os horizontes mais resistentes, adequados a suportar as cargas que serão transmitidas pelas estruturas. Podem ser:

Estas estacas podem ser confeccionadas em concreto armado ou protendido, adensado por centrifugação ou por vibração. Podem ser vazadas ou não e de seção circular, quadrada, sexturada, etc. São fabricadas em elementos de vários comprimentos e de vários diâmetros (ver catálogo dos fabricantes). São estacas que necessitam de uma energia de cravação adequada para atingirem os horizontes mais resistentes. Possuem boa capacidade de carga e são produzidas com anéis metálicos incorporados as duas extremidades.
Vantagens:
• As estacas pré-moldadas de concreto tem suas capacidades de carga medida, uma a uma, através de nega e repique além de possibilidade de ensaio com PDA (Pile Driving Analyser).
• O sistema de emenda com solda nos anéis justapostos permite cravar estacas a grandes profundidades.
• Maior confiabilidade no concreto executado com bons controles de qualidade dos fabricantes.
• De menor custo em relação às estacas e raízes.
• Segurança que oferece na passagem através de camadas muito moles onde a qualidade de concretagem “in loco” torna-se às vezes restrita.

Desvantagens:
• Possuem componentes e diâmetros limitados pelo peso considerável das estacas. Estacas muito pesada exigem Bate Estacas muito grande com martelos pesadíssimos.
• O transporte de estacas encarece o processo de cravação e o manuseio é delicado.
• A cravação provoca vibrações consideráveis.
• Existe dificuldade ou impossibilidade de ser ultrapassar camadas muito resistente correndo-se o risco de quebras.
• Em solos arenosos podem ocorrer grandes diferenças entre os comprimentos cravados das estacas pela compactação provocada nas adjacências.

As Estacas Escavadas mecanicamente caracterizam-se por serem moldadas no local após a escavação do solo. São executadas através de torres metálicas, apoiadas em chassis metálicos ou acopladas a caminhões. Em ambos os casos são empregados guinchos, conjunto de tração e haste de perfuração hidráulica, constituídas de trados em sua extremidade, procedendo-se o avanço através de prolongamento telescópico. O diâmetro das estacas escavadas normalmente são acima de 0,40 m chegando até 2,50 m dependendo do equipamento.Para proteger contra desmoronamentos as paredes de escavações realizadas em solos instáveis ou abaixo do lençol d’água empregam-se fluidos estabilizantes (lama bentonítica ou polímero). A vantagem desta solução está na grande mobilidade e produção do equipamento, permitindo a amostragem do solo escavado, atingindo a profundidade determinada em projeto e a ausência de vibração, podendo ser executada próximo à divisa sem dano às construções vizinhas.

As estacas tipo raiz são estacas escavadas de pequeno diâmetro concretadas “in situ”, tem alta capacidade de carga por atrito lateral com recalque reduzido. São três fases principais na sua execução: Perfuração do solo através de perfuratriz, colocação de armadura e concretagem da estaca através de argamassa de cimento injetada de baixo para cima com deslocamento da lama para fora do furo. O furo é revestido durante a perfuração. Vantagens:
• Possibilidade de execução em áreas restritas por problemas de altura e acidentadas para deslocamento de Bate Estacas.
• Execução em qualquer tipo de terreno inclusive utilizando-se ferramentas que podem atravessar rochas e matações.
• O processo de execução não provoca qualquer vibração evitando problemas com estrutura vizinha. Também não provoca os ruídos que se originam na utilização de Bate Estacas.
• Como sua carga admissível resulta basicamente da parcela de atrito lateral podem ser usadas com a mesma carga de trabalho, à tração e compressão, desde que o fuste seja convenientemente armado.
• Possibilidade de se atingir grandes profundidades e ultrapassar terrenos de alta resistência.

Desvantagens:
• Solução normalmente mais cara.