ESTAQUEAMENTO

A Tengel presta serviços de estaqueamento, de acordo com o tipo de estaca escolhida.

INFORMAÇÕES

BROCHURE

Loeiusmod tempor incididun rem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elitsede pertonolo greco e mutante do eiusmod tempor incididunt utalabore et dolore magna aliqua.

ENTRE EM CONTATO AGORA!

ASPECTOS PARA DEFINIÇÃO DOS TIPOS DE ESTACAS

1- Dados da estrutura a construir e cargas atuantes nas fundações.
2– Dados sobre construções vizinhas, incluindo tipo de estrutura e fundação, existência de subsolo, sensibilidade a vibrações e danos já existentes.
3- Dados geológico-geotécnicos, com investigações do subsolo (sondagem) observando-se atentamente a existência de camadas de argila muito mole, de solos muito resistentes que devem ser atravessados, de solos com matações e de aterros muito recentes sobre camadas de solo mole indicando a possibilidade de atrito negativo. Estas situações podem inviabilizar ou dificultar a execução de determinados tipos de fundações.
4- Dados sobre as características do local da obra como: terrenos acidentados, locais com restrições de altura, obra muito distantes de um grande centro, ocorrência de lâminas d’água, etc. Estas situações podem inviabilizar ou dificultar a execução de determinados tipos de fundações.
5- Custo do estaqueamento.
6- Exigência de tempo de execução mais reduzido.

Os itens 5 e 6 só podem ser analisados depois de constatado que as alternativas escolhidas satisfazem as condições técnicas (itens 1 a 4).

As estacas podem ser cravadas ou perfuradas.

Estacas Perfuradas

Estacas Raiz

As estacas tipo raiz são estacas escavadas de pequeno diâmetro concretadas “in situ”, tem alta capacidade de carga por atrito lateral com recalque reduzido. São três fases principais na sua execução: Perfuração do solo através de perfuratriz, colocação de armadura e concretagem da estaca através de argamassa de cimento injetada de baixo para cima com deslocamento da lama para fora do furo. O furo é revestido durante a perfuração.

 

Vantagens:

Desvantagens:

Estacas Cravadas

São estacas formadas de elementos pré-fabricados que necessitam de uma energia de cravação para atingirem os horizontes mais resistentes, adequados a suportar as cargas que serão transmitidas pelas estruturas. Podem ser:

Estacas Pré-moldadas de Concreto Armado

Estas estacas podem ser confeccionadas em concreto armado ou protendido, adensado por centrifugação ou por vibração. Podem ser vazadas ou não e de seção circular, quadrada, sexturada, etc. São fabricadas em elementos de vários comprimentos e de vários diâmetros (ver catálogo dos fabricantes). São estacas que necessitam de uma energia de cravação adequada para atingirem os horizontes mais resistentes. Possuem boa capacidade de carga e são produzidas com anéis metálicos incorporados as duas extremidades.

Vantagens:

Desvantagens

Estacas Metálicas

Estas estacas podem ser usadas em todos os tipos de terrenos. São facilmente cravadas e podem atingir elevadas capacidade de cargas. Devido à facilidade de emenda, atingem grandes profundidades, resistindo com muita eficiência aos esforços de compressão e flexão. Podem ser utilizados perfis simples ou duplos e trilhos simples, duplos ou triplos.

Vantagens:

Desvantagens:

HOMES AND BUILDINGS
Lorem ipsum dolor sit amet consecteture per adipiscing elit dolo.
VIEW SERVICE
GARDENING AND OUTDOOR
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elito.
VIEW SERVICE
FINANCE AND MORTGAGES
Lorem ipsum dolor sit amet consecteture per adipiscing elit dolo.
VIEW SERVICE
BUY TO LET INVESTMENTS
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elito.
VIEW SERVICE
ARCHITECTURE AND DESIGN
Lorem ipsum dolor sit amet consecteture per adipiscing elit dolo.
VIEW SERVICE
INTERIOR AND INDOOR DESIGN
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elito.
VIEW SERVICE