REBAIXAMENTO DO LENÇOL D`ÁGUA

Prestamos este serviço em todo o território Brasileiro.

A Tengel presta serviços de rebaixamento do lençol d’água que possibilitam a realização de escavações abaixo do nível d’água em total segurança

INFORMAÇÕES

BROCHURE

Loeiusmod tempor incididun rem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elitsede pertonolo greco e mutante do eiusmod tempor incididunt utalabore et dolore magna aliqua.

ENTRE EM CONTATO AGORA!

TIPOS DE SISTEMAS DE REBAIXAMENTO

Os sistemas de rebaixamento utilizados pela Tengel são os sistemas de ponteiras filtrantes, o de poços profundos com injetores e o de poços profundos com bombas submersas.
A escolha do sistema e seu dimensionamento é baseada basicamente na altura do lençol d’água a ser rebaixado, na vazão esperada do aqüífero em função do tipo de solo e no método executivo da obra.
Este dimensionamento leva muito em conta a experiência da empresa especializada executante do rebaixamento.
A Tengel leva enorme vantagem pela sua vasta experiência, tendo executado milhares de obras espalhadas em todo Rio de Janeiro, facilitando imensamente no dimensionamento correto.
Um mau dimensionamento, fruto de inexperiência das condições do solo, leva enormes atrasos e prejuízos a uma obra.

Sistema de poços profundos com bombas submersas

Este sistema se torna adequado para grandes rebaixamentos e em aquíferos muito permeáveis.
Neste sistema o aqüífero é rebaixado com auxilio de bombas submersas posicionadas no fundo dos tubos perfurados instalados dentro dos poços.
Estes poços são executados por perfuratrizes em torno da área a rebaixar. As principais desvantagens deste tipo do sistema são:

Sistema de ponteiras (“wellpoint”)

Trata-se do sistema mais simples de rebaixamento e o mais utilizado. É empregado para qualquer tipo de solo e rebaixamento do lençol d’água até profundidades de 4 a 6 m. São instaladas ao redor da área a rebaixar, ponteiras drenantes ligadas a tubos de subida que são conectados aos tubos coletores que circundam a área.
Estes coletores chegam até os conjuntos (bomba de vácuo e bomba centrifuga) que recalcam a água recolhida do subsolo para fora da área a rebaixar. Para grandes alturas de rebaixamento podem ser instalados novos estágios de ponteiras ou a execução de sistema de poços profundos.

Sistema de poços profundos com injetores

Este sistema se torna recomendável para grandes rebaixamentos e em aqüíferos com permeabilidade pequena a média com vazões de poços não superiores a 4m3/h.
Neste sistema o rebaixamento do aqüífero é feito através de injetores posicionados no fundo dos tubos perfurados e instalados dentro dos poços executados.
Estes poços são executados por perfuratrizes em torno da área a ser rebaixada.
Para operação dos injetores utilizam-se bombas centrífugas que injetam água sob uma determinada pressão.
A água injetada penetra em cada injetor através dos tubos de injeção dos poços, retornando pelos tubos de subida, além da água injetada a água do aqüífero na vazão desejada.
A água puxada do aqüífero é então retirada para fora da área e a água de injeção retorna para o sistema, continuando o ciclo.
Este sistema foi concebido para superar as limitações do sistema de ponteiras e os poços atingem profundidades de até 30m.
Tem a vantagem também do injetor succionar ar e água sem perda apreciável de eficiência do sistema tendo-se então uma operação muito simples.

HOMES AND BUILDINGS
Lorem ipsum dolor sit amet consecteture per adipiscing elit dolo.
VIEW SERVICE
GARDENING AND OUTDOOR
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elito.
VIEW SERVICE
FINANCE AND MORTGAGES
Lorem ipsum dolor sit amet consecteture per adipiscing elit dolo.
VIEW SERVICE
BUY TO LET INVESTMENTS
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elito.
VIEW SERVICE
ARCHITECTURE AND DESIGN
Lorem ipsum dolor sit amet consecteture per adipiscing elit dolo.
VIEW SERVICE
INTERIOR AND INDOOR DESIGN
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elito.
VIEW SERVICE

OBJETIVOS

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Os sistemas de rebaixamento são normalmente utilizados em obras de saneamento, estações elevatórias e de tratamento de esgoto, barragens, usinas hidroelétricas, aeroportos, metrôs, shoppings, construção de estádios e para execução de fundações e subsolos prediais.